quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Sexo estimula felicidade para casais com mais de 60 anos



Sexo estimula felicidade para casais com mais de 60 anos





Letícia de Lima, estudante do 6° período do curso de Jornalismo da Faculdade  Araguaia-Goiânia-Goiás


O sexo é tratado como um tabu. Na melhor idade, o assunto parece ser proibido. Os idosos mais conservadores dificilmente tocam no tema. Para a maioria dos casais que estão juntos há mais de 30 anos, o sexo já não é tão interessante, mas, em outros casos, as trocas de carinhos aumentam a cumplicidade do casal.

Os desejos sexuais não aumentam ou diminuem com o envelhecimento. O especialista em sexologia Dr. Gerson Lopes afirma que não existe mudança na libido sexual do homem e da mulher, o que ocorre são as alterações dos hormônios, causando a menopausa a partir de 45 anos na mulher diminuindo a ovulação e provocando irregularidade dos ciclos menstruais, e a infertilidade. Isso não significa que desejo sexual acaba. Outra mudança durante a menopausa é a diminuição da mucosa vaginal e a redução da lubrificação vaginal. Dessa maneira, a mulher pode sentir desconforto na hora da penetração e as caricias devem ser realizadas com a ajuda de lubrificantes próprios.

Em relação ao homem, ejaculação ocorre aproximadamente ate os 100 anos de idade. Assim é possível afirmar que ela ocorre por toda vida. O que acontece é a diminuição da quantidade ejaculada com o passar dos anos, mas a produção de espermatozóides continua até o fim da vida. Com o aumento da idade, as contrações ejaculatórias são sensivelmente diminuídas, mas isto não significa diminuição do prazer sexual

Menos é mais
Uma pesquisa norte - americana revela que os casais acima de 60 anos são mais felizes com a prática do sexo. A atividade sexual melhora significativamente a satisfação pessoal dos casais da terceira idade, contribuindo para a fonte de vitalidade e renovação do casal.

É variável a quantidade de relações sexuais entre os idosos. Para alguns a atividade sexual fica no passado, pois, na medida em que vão amadurecendo o interesse diminui, perdendo cada vez mais o desejo de fazer sexo.

Enquanto, para outros, a vontade aumenta com a maturidade principalmente nos homens. Em idades mais jovens existe uma grande preocupação com a "quantidade” de atividades sexuais; em idades mais avançadas esta noção de quantidade deve e pode sadiamente, ser substituída por uma noção de “qualidade".
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário