terça-feira, 27 de novembro de 2012

Dança proporciona lazer e beneficia a saúde na terceira idade


Dança proporciona lazer e beneficia a saúde na terceira idade
Atividade ajuda no controle da hipertensão, previne e ameniza sintomas da osteoporose e trabalha o corpo e a mente.




Guilherme Iago- A dança é uma atividade prazerosa que os idosos adoram praticar. No Jardim Novo Mundo, em Goiânia, existe o Centro de Convivência dos Idosos (CCI), grupo que promove a interação de pessoas da terceira idade. São mulheres a partir de 55 anos e homens a partir de 60. O encontro para a dança é aberto aos idosos de todos os bairros, e acontece às quintas feiras, de 13h às 18h na sede do CCI, na praça Jorge Washington.

Cerca de 60 idosos comparassem ao local para dançar ao som de música ao vivo. Ana Peres, 68 anos, frequenta o local há 10 anos, e falou sobre a importância do grupo para trazer descontração e lazer aos idosos. “Aqui é muito bom. Além de me divertir, ajuda na minha estrutura física, arrumei até um parceiro de dança”, afirma a aposentada que encontrou um namorado no baile.

O professor Jorge Santos, 72 anos, afirma: “dançar traz a alegra de viver! Eu me interajo e comunico através da dança, é muito divertido. É uma excelente adrenalina. Aqui conhecemos pessoas diferentes, trocamos ideias e informações e, é claro, bailarmos”.

Além de prazerosa, a dança na terceira idade pode trazer benefícios à saúde, como trabalhar o físico, o mental e o social. Estudos comprovam que na dança o idoso encontra-se ligado ao corpo, ao espírito e ao coração. Segundo a psicóloga Vanilda Oliveira, a proximidade entre os idosos é uma importante forma de interação. “No aspecto mental, vão melhorar a memória, o raciocínio e diminuir a tendência ao isolamento e à depressão”, explica a psicóloga.

Para a professora de dança, Ester Ferraz, a prática da dança para os idosos é fundamental. “A dança traz inúmeros benefícios para saúde, ajuda no controle da hipertensão, previne e ameniza sintomas da osteoporose, e também trabalha o corpo e a mente por inteiro”, conta.

Através de momentos dançantes, mulheres e idosos da terceira idade se inserem novamente na vida ativa. Os idosos sentem a necessidade de voltar às atividades de alguma forma, e a dança entra como um desbloqueio para as pessoas da melhor idade.

Benefícios da dança na Terceira Idade
Melhora significativa no equilíbrio do corpo devido aos movimentos
►A socialização e a alegria da dança ajudam a melhorar o humor e prevenir doenças como depressão e até o Alzheimer
► A atividade eleva a capacidade cardiorrespiratória e a força muscular
►Melhora a qualidade do sono
                



Nenhum comentário:

Postar um comentário