terça-feira, 27 de novembro de 2012

Nova geração de idosos


Nova geração de idosos
A terceira idade está cada vez mais inserida nas novas tecnologias


Guilherme Iago- Os idosos de hoje tem mais qualidade de vida, mais independência e consumem cada vez mais. Eles têm renda, mais tempo para comprar, frequentam supermercados e lojas, passeiam e viajam para lugares atrativos e consideram o consumo como um lazer. De acordo com pesquisa feita pelo Datafolha em 2008, 72% dos idosos saem de casa todos os dias.

Atentas ao crescimento de consumidores na terceira idade, muitas empresas investem na elaboração de produtos especiais para pessoas acima de 65 anos. São criados pontos de vendas comerciais e cada dia mais a Medicina apresenta maneiras de ajudar na longevidade. Eles também buscam o lazer e são presença constante em teatros, cinemas, shopping, shows, estádio de futebol e outros locais.

Para acompanhar às novidades, eles também invadiram os cursos de informática e se tornaram os mais novos usuários do mundo digital e das redes sociais. Professora de informática de idosos há 3 anos, Cleuza Venturini, fala que as pessoas da terceira idade estão sempre antenada ao mundo digital. “Os idosos utilizam a Internet como os demais usuários, em busca de participação em redes sociais, trocas de informação, movimentação bancária, acesso ao conhecimento especializado, assistindo vídeos e buscando coisas atrativas”, conta Cleuza.

A expansão da Internet no Brasil possibilitou que os idosos também pudessem fazer suas compras, ter acesso a um universo de conhecimento que pode colaborar para uma vida ativa e feliz. Os idosos descobriram que através da Internet podem tirar suas dúvidas, já que muitos não têm paciência de explicar como acontece determinada coisa.

Dona Maria Cândido, 66 anos, achava complicado mexer no computador, mas fala que agora tem domínio sobre o aparelho. “Eu pensava que mexer com isso era um bicho de sete cabeças, mas quando entrei no curso vi que é uma coisa simples de aprender. Tenho MSN e agora posso matar saudades de parentes que moram longe”, ressalta a aposentada que diz ainda que não consegue mais viver sem Internet.

Utilizar o computador também ajuda os idosos a reduzir a perda de memória e a preservar a capacidade de raciocínio e aprendizado, prevenindo doenças como mal de Alzheimer. É o que afirma um estudo publicado no periódico Plos One, desenvolvido no Centro de Saúde e Envelhecimento da Universidade de Western, na Austrália.

Já que os idosos estão cada vez mais antenados à tecnologia presente no mundo de hoje, a conclusão é que o uso da Internet, além de ser uma atividade de lazer, ajuda a não deixar o cérebro perder a capacidade de raciocínio.  

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário