terça-feira, 27 de novembro de 2012

Envelhecer de bem com a vida


Envelhecer de bem com a vida

Guilherme Iago, estudante do 6° período do curso de Jornalismo da Faculdade Araguaia-Goiânia-Goiás


Com o aumento da expectativa de vida, e a chegada da chamada terceira idade, é urgente valorizar os idosos. Esta atitude deve ser ensinada desde a infância, na escola, em casa e no meio social. A população precisa encontrar uma maneira mais eficaz de atender a essa nova comunidade, que precisa de atenção e carinho, pois a pessoa idosa é um ser que necessita de acompanhamento.

Ainda existe o mito de que a velhice é uma etapa de restrições e privações, o que é uma inverdade, pois os idosos podem gozar do bem estar e saúde até o final da vida. Se todos respeitarem a pessoa idosa, esta terá muitos aprendizados na construção de sua própria velhice. Sendo tratado com dignidade no meio familiar e na sociedade, e sem preconceito, o idoso terá mais entusiasmo para viver e mais vigor para traçar novos planos para suas vidas.

Chegar à terceira idade não é o fim de tudo. É uma sensação de missão cumprida, em relação à criação dos filhos e aos bens adquiridos aos longos anos de trabalho.  Essa nova fase da vida pode ser considerada boa porque permite concretizar desejos não realizados devido ao trabalho. Os idosos podem realmente desfrutar e exercer atividades que tragam alegrias e satisfação.

Nessa etapa é extremamente importante proporcionar situações em que o idoso aprenda a lidar com as transformações e lhe proporcionar o que a vida ainda lhe oferece. Pois a vida ativa não é apenas a saúde, a pessoa da melhor idade tem direito ao lazer, à conversa, à distração ao bem estar, a praticar atividades em grupo, participar de passeios, reuniões culturais, ir ao cinema, shows, sempre manter contato com pessoas da mesma faixa de idade. Isso tudo é fundamental, pois ajuda a elevar a autoestima e, através de um bom convívio, se sentirem integrados na sociedade.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário