quarta-feira, 3 de outubro de 2012

N1- Idosos lotam as academias em busca de uma melhor qualidade de vida


A terceira idade está cada vez mais empenhada nas atividades físicas


Guilherme Iago- Hoje, grande parte dos idosos já compreende a importância e os benefícios que a prática de exercícios físicos oferece durante toda a vida. Estudos científicos mostram que praticar atividades físicas regularmente pode ajudar a prevenir doenças e problemas de saúde.
Em busca de um estilo de vida saudável os idosos são o grande público das academias. Especialistas indicam treinamentos como musculação, que estimulam a capacidade física e ajuda na estabilização da firmeza do corpo. A prática de exercícios na terceira idade também auxilia no controle da diabete, da artrite, de doenças cardíacas e de problemas relacionados ao colesterol e hipertensão.
 Além da melhoria na condição física, psicológica e de favorecer a longevidade, o professor de educação física e karatê, Vanderley Souza, ressalta a importância dos exercícios para as pessoas da melhor idade. “A atividade física permite que os idosos desenvolvam melhor condição para andar, tendo mais disposição no dia-a-dia. As práticas também melhoram a condição vascular e contribuem para que eles não adquiram possíveis transtornos psíquicos como depressão”, conta Vanderley.
Segundo uma pesquisa, realizada pela Associação de Academia (Acad), os idosos procuram as academias em três tipos de ocasiões: por recomendação médica, quando querem envelhecer saudavelmente, e há aqueles que já praticam exercícios desde mais novos.
A aposentada Maria Salete, 62 anos, adotou o exercício físico há quase quatro anos fala que a prática já virou um vício. “Eu amo estar na academia fazendo estes exercícios, espero passar dos 80 anos com saúde”, afirma.
Para tanto é indispensável que antes de iniciar qualquer atividade física, é necessário uma consulta com médicos especializados, e demais procedimentos sobre a prática de exercício deve ser realizado por profissionais capacitados em Educação Física. 

Idosos invadem as academias do Brasil
Um levantamento da Associação Brasileira de Academias (Acad Brasil) mostra que 30% dos frequentadores têm mais de 60 anos de idade - o equivalente a um exército de 1,8 milhão de pessoas. Há dez anos, essa proporção não chegava a 5%. No início da década, de 1990 de acordo com a Acad Brasil, a hidroginástica era a atividade mais procurada por esse público. Aos poucos, pilates e alongamento passaram a ter seguidores.
Nos últimos cinco anos, porém, a procura pela musculação cresceu de forma desproporcional, por conta da orientação médica. Esse boom surgiu depois que um estudo do American College of Sports Medicine concluiu que a atividade com sobrecarga pode conter o avanço da osteoporose.

Fonte: Estadão.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário