quarta-feira, 3 de outubro de 2012

N1- Prática de exercícios físicos no Bosque dos Buritis atrai Melhor Idade


Exercícios físicos previnem diversos problemas na terceira idade


 Letícia Magalhães- Praticar exercícios é fundamental para o bom funcionamento do corpo humano, pois melhora a saúde, a respiração além de elevar a auto-estima dos que se exercitam. Os exercícios físicos, a caminhada pelo parque ou bosque, são responsáveis pela boa saúde dos idosos que frequentam os centros livres de exercícios.

A aposentada Laudecy Martins com 65 anos, frequenta diariamente há seis anos as reuniões matinais do grupo de idosos que malham no Bosque dos Buritis e afirma que não tem nenhum problema de saúde e que não gosta de faltar às aulas de exercícios.

Através do projeto de incentivo da prefeitura de Goiânia, Associação dos Amigos do Centro Livre de Artes(AACLA), os idosos podem fazer exercícios que são programados exatamente para ajudá-los. São atividades que ajudam na memória, na coordenação motora, no equilíbrio do corpo. Esses fatores colaboram com o rejuvenescimento dessas pessoas.

Maria Eulália da Silva, 72, é a mais idosa da turma e diz que sua saúde melhorou bastante depois que começou a se exercitar. “Eu tenho artrose e tenho que fazer tudo devagarzinho e não posso pegar peso, mas meu médico disse que minha saúde melhorou muito depois que comecei a me exercitar’’.

Segundo os professores de Educação Física que lideram o grupo, a maior satisfação é ver que todos estão felizes e sempre sorrindo. De acordo com o professor André Martins, eles não perdem o pique e sempre se lembram dos exercícios anteriores. “Todos, além de serem amigos, ajudam uns aos outros a se levantarem, a lembrarem dos exercícios que fizemos e as aulas de dança são as melhores. Adoro ensinar dança a eles’’.


Nenhum comentário:

Postar um comentário